biografia

Minha história

Caro eleitor, muito prazer, me chamo Carlos Alberto Nascimento da Cruz, nascido em 08 de março de 1970, na cidade de Planalto.

 

Sou de uma família de quatros irmãos, sendo o filho mais velho.

Minha mãe é professora e pai mecânico de máquinas pesadas, atualmente aposentados.

Muito jovem, com minha família, saí de minha cidade natal e fui morar numa cidade próxima chamada Seberi e mais tarde para Frederico Westphalen.

 

Iniciei meus estudos na primeira, e na segunda conclui o ensino fundamental e médio. Ao longo dos anos fiz inúmeras amizades, seja pelo convívio dos estudos ou mesmo trabalho enquanto jovem e adulto.

 

Aos 18 anos me alistei no Exército Brasileiro na cidade de Cruz Alta, e aos 19 anos servi no quartel 29GAC/BECAD3/QG, onde lá permaneci pelo período obrigatório, fui soldado e Cabo e ao final alcançando a patente de 3º Sargento da Reserva.

 

Aos 24 anos conheci minha esposa Claudia em Frederico Westphalen, onde nos casamos em 09/09/1995.

1998 Primeiro Filho
1999 Segundo Filho
2003 Mudança para Farroupilha
2004 Início da Graduação
2005 Terceiro Filho
2011 Pós Graduação

Vida profissional

Em  2022 completei 11 anos de advocacia, no mesmo endereço profissional à Rua Independência, 645 Sala 303, centro de Farroupilha, juntamente com minha esposa, que também é advogada.

 

No período em que estou morando na Serra Gaúcha, tive a oportunidade de participar como indicado da OAB/RS Subseção de Farroupilha, como membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Farroupilha (COMPHAC), e do Projeto OAB Vai à Escola, ministrando noções de cidadania, direitos e deveres.

 

Também participei por mais de 05 anos como Escotista (chefe escoteiro e sênior) junto ao Grupo Escoteiro Rouxinol da Serra, onde meus filhos também frequentaram, ainda com a companhia de minha esposa.

Organizações que participei

Membro Lions Clube Centro de Farroupilha

Membro Loja Maçônica Confraternidade

Ex-membro da Defesa Civil de Farroupilha

Ex-membro Conselho Municipal de Habitação de Farroupilha.

Ex-membro do CONCIDADE.

Membro da UAB (União das associações de bairros de Farroupilha).

Vida pública

Milito no campo do direito do trabalho, previdência e Cooperativismo Habitacional. Me filiei a um partido político em 2015, mudando de partido em 2022.

 

Neste tempo, executei na Prefeitura de Farroupilha a função de Assistente Superior, e como Secretário Municipal da pasta do Desenvolvimento Social e Habitação. Nesta pasta podemos desenvolver inúmeros projetos, juntamente com minha companheira política e atualmente pré-candidata a Deputada Federal Maria da Glória Menegotto, sendo pessoa/figura política conhecida e respeitada no cenário local, regional, estadual e nacional, com quem aprendo todos os dias.

 

Tivemos a oportunidade de participar do projeto de 220 (duzentas e vinte) unidades habitacionais verticais (aptos), no bairro mais populoso de Farroupilha, o Primeiro de Maio, contemplando e impactando diretamente a vida de mais de 1.000 (mil) pessoas, que saíram do aluguel, com recursos provenientes da nossa luta e da companheira Gloria junto a Brasília, Porto Alegre, Município e na Caixa.

 

Ainda foram encaminhadas regularizações de terrenos, sejam em loteamentos particulares e públicos.

 

Foi encaminhado projeto RUBI (regularização urbana do Bairro Industrial) no qual contemplará mais de 350 famílias e impactará mais de 1600 (mil e seiscentas) pessoas, já com projeto no CREA, levantamento topográfico e de pessoas do local da avenida das Indústrias, linhas de alta tensão Eletrosul/RGE/CEEE e entorno do campo de futebol do bairro industrial.

 

Foi protocolado, junto ao município para dar destinação as área de terras dos trilhos pertencentes à UNIÃO (antiga RFFSA) e atualmente concedido ao município, e ocupados por famílias e situação irregular, são cerca de 70 (setenta) hectares, em parte ociosos, outros ocupados de forma irregular, que podem ser incorporados ao patrimônio corrente do município mediante projeto específico.

 

Durante a pandemia de Covid-19, na frente da pasta como Secretário Municipal de Farroupilha, conseguimos, em conjunto com o prefeito, apoio do Exército Brasileiro, através de Termo de Cooperação entre o Município e a Unidade do Exército de Bento de Gonçalves, no qual os militares, colegas e funcionários da pasta, forneceram alimentos àqueles que por sua produziram (COZINHARAM) em sua unidade militar em Bento Gonçalves e também em unidade móvel na Vila Esperança, fornecendo e distribuindo mais de 3.000 (três mil) refeições aos moradores impactados pela pandemia em Farroupilha, em operações semanais coordenadas nos principais bairros da cidade, com edição de reportagem, em decorrência da repercussão, na Rádio Gaúcha, Spaço e outras.

 

Ainda foram arrecadados através do Banco Social de Farroupilha em parceira com associações, pessoas físicas, comércio e indústria locais, comida/cestas básicas e roupas distribuídas à população mais vulnerável na pandemia.

Durante o período na Secretaria atendemos centenas de pessoas, sejam mães, gestantes, crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente estou filiado ao União Brasil como candidato a Deputado Estadual (2022) pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Bandeiras da candidatura

  • Regularizações de áreas urbanas e rurais, moradias dignas, saneamento e água de qualidade;
  • Reavaliação das tarifas de energia, água, telefonia, internet;
  • Energias renováveis;
  • Questões da destinação do lixo urbano e rural;
  • Proteção de mananciais, fontes e olhos d’água, estudo e fomento ao uso sustentável do aquífero Guarani como política de Estado para minimizar impactos da escassez hídrica reativa e/ou pró ativa;
  • Estudo de viabilização de redução de impostos, carga tributária, taxas, etc.;
  • Defesa dos direitos dos EPIVI’S Placas Credenciados no DETRAN/RS;
  • Zonas francas internas, free shops, cassinos a exemplo do Uruguai, Paraguai e Argentina, Turismo;
  • Redução nos valores da carteira de motorista;
  • Avaliação dos valores de arrecadação dos IPVAS, e sua real destinação;
  • Justiça Social;
  • Defesa dos direitos das mulheres, crianças, adolescentes e idosos;
  • Defesa do animais, com castramóveis e ambulatório itinerante, distribuídos por regiões; melhorias em canis e gatis, além da vida silvestre;
  • Defesa das atividades comerciais e empresariais das casas noturnas e de shows, teatros, cinemas, bares, restaurantes e hotelaria em geral;
  • Parcerias público-privadas;
  • Defendo a cobrança da execução do orçamento bem como a fiscalização do poder executivo do Estado para o correto direcionando das verbas e recursos para áreas de principal interesse da sociedade gaúcha;
  • Defendo um parlamento com mais autonomia, para restabelecimento da harmonia, em relação aos demais poderes como o Judiciário e Executivo;
  • Defendo a compilação, edição e promulgação de leis ágeis e eficazes para o destravamento de demandas;
  • Defesa do homem do campo no que diz respeito à condições de plantio, safra, colheita, novas técnicas, fomentos, estiagens e estradas;
  • Defesa do parlamento gaúcho no Mercosul, ALCA, Comunidade Europeia, Tratado do Atlântico, Câmara de Comércio, e demais, em tempos de Paz, com análise dos impactos da Guerra entre parceiros comerciais do Estado;
  • Fomentar o Escotismo, Esporte, Lazeres, parques, ginástica, academias, espiritualidade, qualidade de vida, artes marciais, Cultura Gaúcha, Brasileira e dos demais povos que compõe nosso Estado e País;
  • Sustentabilidade, meio ambiente, Cidades e Estado Inteligentes;
  • Fomentar, por fim, a União da Casa Legislativa entre seus membros para discussão e resolução de temas de interesse geral dos Gaúchos.
  • Defesa dos direitos trabalhadores em geral, urbanos ou rurais, sejam da iniciativa privada ou funcionalismo público;
  • Defesa de Melhorias, fomento de Portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias;
  • Defesa do Estado Inteligente, com o uso intenso da tecnologia, com resgate da crise de credibilidade enfrentada por diferentes governos pelo mundo afora como resultado do esgotamento do modelo de Estado consolidado nas últimas décadas (relação do governo com o setor privado).
  • Defesa da história e cultura do Povo Gaúcho, valorização do MTG, CTG’s;
  • Redimensionamento dos impostos arrecadados;
  • Apoio ao Porto marítimo de Arroio do Sal;
  • Apoio a duplicação da RS-453, desde a RS-122, em Caxias, até a BR-101, em Terra de Areia;
  • Apoio e sequencia ao aeroporto regional;
  • Voz, apoio e ADESÃO deste candidato aos projetos atuais do MOBI Caxias para Serra Gaúcha e Litoral Norte, quanto aos desafios em educação, saúde, turismo, infraestrutura, gestão pública, desenvolvimento econômico e sustentável e segurança pública;
  • Apoio a continuidade do Projeto Zenit/UFRGS em Farroupilha;
  • Projeto Deputado Por Um Dia, para crianças, adolescentes e adultos;
  • Projeto Parlamento Vai aos Municípios, como forma de aproximar Deputados as cidades do Estado com suas demandas;
  • Defendo “Mais Estudo e Menos Estado” como forma de emancipação do indivíduo-cidadão

O Rio Grande do Sul merece alguém que trabalhe de verdade pelo nosso povo e nossa terra.